sábado, 23 de janeiro de 2016

ANEXO2 -Sinais de Alerta no Desenvolvimento Infantil


Diretrizes Gerais para Detecção de Alterações no  Desenvolvimento Infantil

6 meses
9 meses
12 meses
18 meses
2 anos
3 anos
4 anos
5 anos
Referência em qualquer idade
Sócio-emocional
Não sorri ou emite sons em resposta à pessoas
Não compartilha prazer com outros utilizando contato ocular ou expressão facial
Não percebe pessoas estranhas
Não joga utilizando turnos como no esconde-esconde ou jogar bola
Falta de  interesse em jogar ou interagir com outras pessoas
Quando brinca prefere atirar, bater mais do que fazer uso funcional dos objetos como ninar uma boneca ou montar cubos

Não apresenta interesse em outras  pessoas ou  em jogos simbólicos
Reluta ou é incapaz de jogo cooperativo
Apresenta um modo de jogar diferente daquele de seus pares
Não adquire os marcos motores

Preocupação paterna

Perda de habilidades significativa

Ausência de resposta a estímulos sonoros ou visuais

Interação ruim com seus pares ou com adultos

Diferenças de tônus entre os dimídios direito e esquerdo em força, movimento ou  tônus

Movimentos soltos ou fracos (tônus baixo) ou endurecidos ou tensos (tônus alto)
AUSÊNCIA DE  OU CONTATO OCULAR LIMITADO
Comunicação
Não começa a balbuciar(adah, agú...)
Não utiliza gestos(dar adeus, apontar...)
Não balbucia, não utilliza duas consoantes( baba, dada...)
Não balbucia frases que soam como conversa (jargão imaturo)
Não responde a sons familiares
Não fala palavras claras
Não consegue entender comandos simples (Onde está a bola?)
Não fala 50 palavras, no mínimo
Não junta duas palavras:” quero água”
Não entende a maioria das coisas que se fala
Dificuldade em se entender o que fala
Não utiliza sentenças simples
 Dificuldade em se entender o que fala
Não consegue seguir um comando com 2 passos(vai no quarto e pega o chinelo debaixo da cama)
Apresenta dificuldade em dizer o que está errado
Não responde a perguntas em uma conversa simples
Motor fino e cognição
Não alcança ou segura objetos
Mãos frequentemente fechadas
Incapaz de segurar ou largar objetos de sua mão
Não consegue transferir objetos de uma mão para outra
A alimentação que aceita é predominantemente líquida ou em forma de purê
Não consegue mastigar comida sólida
Não consegue pegar objetos utilizando o indicador e o polegar
Não segura ou não rabisca com o lápis
Não faz torres com os blocos
Não se interessa em atividades de auto-cuidado: vestir, alimentar etc...
Dificuldade em ajudar nas atividades de auto-cuidado
Dificuldade em manipular objetos pequenos (como passar contas em um cordão, por exemplo)
Não utiliza o banheiro durante o dia
Incapaz de desenhar linhas ou círculos
Professor está preocupado quanto á sua prontidão escolar
Não se veste ou se alimenta de maneira independente
Não consegue desenhar uma pessoa simples (com traços)
Motor grosso
Não rola
Não mantém cabeça e tronco elevados do plano quando em prono
Não senta sem suporte
Não se move ( arrastar ou engatinhar)
 Não suporta bem o peso nas pernas quando segurado por um adulto

Não engatinha ou se arrasta de nádegas
Não se puxa para ficar em pé
Não permanece em pé apoiado
Não tenta caminhar sem suporte
Não fica parado sozinho
Não consegue correr
Não consegue subir escadas com apoio
Não consegue jogar uma bola
Não corre bem
Não consegue subir e descer escadas
Não consegue chutar ou jogar uma bola
Não consegue pular com os dois pés juntos
Não consegue pedalar um triciclo
Não consegue agarrar ou chutar uma bola
Não se equilibra em um pé só
Desajeitado quando caminha, corre, utiliza as escadas etc...
As habilidades com a bola são distintas das de seus pares
Não consegue pular 5 vezes em cada pé

ANEXO 1 - Curva de Fenton 2013 para meninas e para meninos


Anexo 1 

http://www.biomedcentral.com/content/figures/1471-2431-13-59-8.jpg